A venda de automóveis comerciais leves, caminhões e ônibus aumentou 20,4% em outubro em comparação com o mesmo mês de 2022, somado 217,7 mil unidades. No acumulado do ano, foram licenciadas no país 1,84 milhão de unidades, o que representa um avanço de 9,7% em relação aos primeiros dez meses do ano passado. No acumulado do ano, automóveis e comerciais leves registraram um avanço de 22,7% em relação ao mesmo período de 2022. Os dados forma divulgados nesta quarta-feira, 1º, pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos (Fenabrave).
A Fiat foi a marca mais vendida até outubro, com participação de 22,08% nas vendas de carros e comerciais leves, seguida por Volkswagen (15,58%), General Motors (15,43%), Toyota (9,03%) e Hyundai (8,29%). O Polo, da Volks, foi o carro mais vendido. Onix, da GM, e HB20, da Hyundai, ficaram no segunda e terceiro lugar, respectivamente.
Já as vendas de caminhões continuam em queda, com retração de 17,1% no acumulado do ano. “Esse segmento ainda sofre com a troca de tecnologia para o Euro 6 (legislação de controle de emissões) e com o crédito muito seletivo”, disse José Maurício Andreta Jr. presidente da Fenabrave.