As instituições privadas de ensino do Rio Grande do Sul devem ter aumento de 8,6% nas mensalidades de 2024, aponta pesquisa feita pelo Sindicato do Ensino Privado do RS (Sinepe-RS). O índice acompanha a projeção do aumento de custos das instituições também para o próximo ano. A análise incorpora os cinco maiores custos das escolas que impactam o orçamento. São elas: custos com pessoal, contas públicas (água, luz), material didático e/ou implementação do Novo Ensino Médio, investimento em tecnologia e infraestrutura.
A pesquisa foi realizada com 87 escolas particulares, de todas as regiões do Estado. Destas, 88,6% das escolas participantes esperam manter ou aumentar o número de alunos. A média, que este ano foi de 834 estudantes por instituição, saltará para 857, conforme a projeção, o que representa um aumento médio de 4,2%.
De acordo com o presidente do SINEPE/RS, Oswaldo Dalpiaz “Quando as escolas vão fixar o valor da mensalidade, trabalham com a planilha de custos e olham para o entorno, a comunidade onde estão inseridas”.