Mercado também espera pela decisão do banco central dos EUA

Analista considera fala do presidente Jerome Powell como mais relevante que a decisão sobre os juros

Economia
Crédito: Freepick

A expectativa principal, com relação à decisão do Fed, o Banco Central dos Estados Unidos, está mais em torno do que seu presidente Jerome Powell irá falar do que na decisão sobre a taxa de juros de fato. Não resta dúvida de que o Fed irá manter a taxa estável, mas isso não significa que estamos falando de um “não-evento”. A avaliação é de Thomas Monteiro, analista do Investing.com, sobre a decisão de juros nos Estados Unidos.

Para ele, espera-se que Powell tente entregar outra pausa “hawkish,” ou seja, afirmando que o banco central americano irá manter juros altos por mais tempo do que o mercado esperava, uma vez que a inflação já mostrou sinais de um leve rebote nas últimas medidas. “De fato, o fantasma dos anos 80 – quando a inflação americana veio em ondas – continua assustando o Fed, ainda mais tendo em vista o cenário desfavorável tanto econômico quanto geopolítico”, diz.

No entanto, segundo Thomas Monteiro, “estamos enfrentando um problema mais urgente, que é a venda (selloff) dos treasuries americanos, com os yields dos títulos de 10 e 30 anos batendo acima dos 5%. Depois de mais de um ano com quase todas as curvas de juros invertidas para baixo, uma subida assim implicaria um cenário de risco elevado no médio e longo prazo para a economia americana”.