Fórum de Logística Sustentável premia ações das secretarias, em Porto Alegre

Capital é o primeiro município brasileiro a adotar o Plano de Logística Sustentável (PLS)

Foto: Maria Eduarda Fortes / Correio do Povo

A Prefeitura de Porto Alegre realizou, nessa terça-feira, o 1º Fórum de Logística Sustentável, reunindo servidores, painelistas, empresas e escolas, que trouxeram suas práticas para uma cidade mais limpa e com melhor qualidade de vida. A iniciativa, promovida pelo Executivo municipal, premiou projetos implantados pela Secretaria da Saúde (SMS), Secretaria da Fazenda e o Comitê Gestor do Plano de Logística Sustentável (PLS).

O prefeito Sebastião Melo participou da solenidade, que ocorreu das 8h30 às 17h30, no Auditório do Ministério Público Estadual, na Capital. “Nosso agradecimento ao comitê gestor e a todos os envolvidos neste processo tão importante para Porto Alegre. A questão climática é um tema central que precisa ser colocado nas agendas das cidades. As transformações mais difíceis da humanidade sempre passam pelo processo de mudança de mentes”, disse.

Na saúde, foi premiado o projeto de readequação de recipientes na sede da pasta, implantado desde 2022 e que trouxe resultados como redução de custos operacionais. Ainda na SMS, foram executados planos de otimização do uso de água e de higienização do espaço administrativo.

O IPTU Digital, que reduziu de forma significativa o número de folhas impressas e, consequentemente, a quantidade de resíduos, além de gerar economia de recursos públicos, entre outros benefícios, resultou em reconhecimento para a Fazenda. Um terceiro troféu foi entregue ao próprio PLS, pela implantação de ações de sustentabilidade junto de servidores da prefeitura. Os prêmios foram definidos por votação interna entre servidores.

Reflexos

Entre os benefícios do Plano de Logística Sustentável para a gestão municipal, segundo o presidente do Comitê Gestor do PLS, André Coronel, estão a redução de desperdícios de recursos naturais, o comprometimento com a responsabilidade socioambiental, a geração de práticas inovadoras e a transparência na divulgação de projetos ligados ao tema.

“O PLS estimula a atuação em rede nas secretarias, gerando aprendizado para novos projetos da gestão. O foco está nas ações e nas rotinas do servidor, que são multiplicadores de boas práticas em seus lares e comunidades”, destaca Coronel.

Evento

O fórum reuniu servidores vinculados diretamente à implementação do PLS no Executivo, além de autoridades reconhecidas na temática da sustentabilidade.

Pela manhã, painéis receberam representantes do Executivo da Capital, do Ministério Público (MP/RS), do Tribunal de Contas do Estado (TCE), da Controladoria-Geral da União e de outras entidades. À tarde, o foco foi na divulgação das ações internas da prefeitura ligadas ao tema do evento.