Confiança do Comércio cai 3 pontos em outubro, diz FGV/Ibre

Segunda queda consecutiva o ICOM foi disseminado em 5 dos 6 principais segmentos do setor

Crédito: Freepick

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) teve recuo pelo segundo mês consecutivo em outubro, em 3,0 pontos, para 89,2 pontos. A informação foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre) nesta segunda-feira, 30. Em outubro, a segunda queda consecutiva o ICOM foi disseminado em 5 dos 6 principais segmentos do setor e nos dois horizontes temporais.

Em sua quarta variação negativa, o Índice de Situação Atual (ISA-COM) recuou 2,0 pontos, para 92,2 pontos, mantendo-se no menor patamar desde maio desse ano (90,1 pontos). No mesmo sentido, o Índice de Expectativas (IE-COM) cedeu 3,8 pontos, para 86,7 pontos, se distanciando do patamar de 90 pontos e sinalizando pessimismo para os próximos meses.

Segundo Geórgia Veloso, economista do FGV/Ibre, a queda da confiança do comércio pelo segundo mês consecutivo acende um sinal de alerta pois o setor ainda não parece ter sentido os efeitos do início do ciclo de redução de juros e da desaceleração da inflação nos últimos meses.

“Os comerciantes ainda estão insatisfeitos em relação ao momento atual, enfraquecimento da demanda e aumento dos estoques em alguns segmentos. Há bastante cautela em relação aos próximos meses, fato que parece relacionado com a piora da confiança dos consumidores. O cenário tende a ser ainda desafiador no quarto trimestre do ano”, avaliou em nota.

Segundo o FGV/Ibre, apesar da recente melhora de indicadores econômicos ligados ao consumo, como a redução da inflação e o aumento do rendimento real dos trabalhadores, ainda há um percentual significativo de empresas queixando-se do nível atual de demanda. Mesmo assim, embora a parcela do custo financeiro permaneça em patamares elevados, tem mostrado uma redução de intensidade nos últimos meses, seguindo a trajetória do ciclo de queda das taxas de juros iniciada em agosto.