Bia Haddad supera Qinwen Zheng e conquista o maior título da carreira

O triunfo no WTA Elite Trophy, torneio com as melhores tenistas fora das Top 8, garante a brasileira nos Jogos Olímpicos de Paris

Divulgação WTA

A tenista brasileira Beatriz Haddad Maia conquistou na madrugada deste domingo (29) título do WTA Elite Trophy, disputado em Zhuhai, na China. Na final, ela venceu a anfitriã Qinwen Zheng em 2h51min, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (13/11) e 7/6 (7/4). A vitória confirma a terceira e maior conquista da carreira da brasileira.

Esse é o maior título de simples do tênis brasileiro desde a conquista de Gustavo Kuerten no Masters Series de Cincinnati, em 2001. O título é o primeiro de Beatriz Haddad nesta temporada e garantirá o nome da brasileira no Top 15 do ranking da WTA pelo segundo ano consecutivo.

Bia subirá da 19ª para a 11ª colocação do ranking, colada no Top 10. A menos que Barbora Krejcikova jogue duas partidas ou vença uma como suplente em Cancún, Bia retornará ao número 10 do ranking. Com a pontuação alcançada, a brasileira também está matematicamente classificada para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Em um ano em que muitos dos seus jogos foram extensos, com três sets, o que lhe gerou bastante desgaste físico, a brasileira conquistou o Elite Trophy sem perder sets em toda a competição. Essa foi, no entanto, a partida de sets diretos mais longa da temporada. Antes, a paulistana deixou pelo caminho a francesa Caroline Garcia e a russa Daria Kasatkina.