Os presidentes da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), Rodrigo Sousa Costa, e da Assembleia Legislativa, deputado Vilmar Zanchin, anunciaram nesta sexta, os premiados da 29ª edição do Prêmio Líderes & Vencedores.
A comissão indicadora, formada por jornalistas do Estado e presidentes de entidades filiadas à Federasul, sugeriu 191 cases que passaram pelas comissões julgadoras referentes as cinco categorias do Prêmio. Os 15 agraciados receberão o Troféu Magis em cerimônia no dia 9 de novembro, no Teatro Dante Barone da AL, às 19h.
As cinco categorias do prêmio são: mérito político; sucesso empresarial (com três categorias: micro e pequena empresa, média e grande empresa e líder empresarial); destaque comunitário; expressão cultural; e referência educacional.
O presidente da Federasul, Rodrigo Sousa Costa, ressaltou a inspiração das lideranças e a parceria histórica com a Assembleia Legislativa. “O prêmio representa e reconhece o Rio Grande que dá certo. Ele reconhece iniciativas, projetos que foram resilientes, superaram as dificuldades e entregaram resultados concretos nas diversas áreas. Tem um momento de construção e tem um momento de reconhecimento e é uma grande honra para nós estarmos de braços dados há tantos anos com o parlamento gaúcho”, disse.
O presidente da Assembleia Legislativa, Vilmar Zanchin, também ressaltou a iniciativa promovida desde 1995 e afirmou que as entidades e personalidades premiadas fazem a diferença no desenvolvimento econômico e social no Estado. “E, nesse momento, nós precisamos tanto de bons exemplos e de líderes que possam nos ajudar a conduzir a sociedade para o caminho do desenvolvimento do progresso. Eu acredito que essa iniciativa, da Federação e da Assembleia, tem uma importância na história do Rio Grande porque reconhece os bons exemplos dos líderes que ajudam o crescimento do nosso Estado”, declarou.
O troféu
Os vencedores de cada categoria recebem a estatueta Magis, criada pela artista plástica Angela Pettini. Com o nome originado no latim, a escultura tem o significado de “mais”, termo usado pelos jesuítas de confissão inaciana para dar a ideia de aumento, grandeza e superioridade. O troféu representa, assim, a busca e o alcance de mais realizações, aspirações e inspirações. Esse é o terceiro modelo de estatueta usada no prêmio “Líderes & Vencedores”. A primeira versão foi a estátua Dafne, criação do uruguaio Gustavo Nakle, que, por sua vez, deu lugar às cabeças de Bez Batti.
Confira os agraciados do Líderes e Vencedores 2023:
Mérito Político
Any Ortiz – Canoas
Felipe Camozatto – Nova Bassano
Gabriel Souza – Tramandaí
Sucesso Empresarial Micro e Pequena Empresa
Chica Parilla y Bar – Porto Alegre
Sucesso Empresarial Média e Grande Empresa
Pontal Shopping – Porto Alegre
Líder Empreendedor
Pedro Valério
Destaque Comunitário
Fundação Pão dos Pobres – Porto Alegre
Hospital de Clínicas de Ijuí – Ijuí
Instituto Renascer: Jiujitsu para Todos – Faxinal do Soturno
Expressão Cultural
Evandro Matté – Caxias do Sul
Orquestra Jovem do Rio Grande do Sul (OJRS) – Porto Alegre
Sandra Dani – Porto Alegre
Referência Educacional
Junior Achievement RS – Porto Alegre
Orquestra Jovem Recanto Maestro – São João do Polêsine
Padre Sérgio Eduardo Mariucci – São Leopoldo