Prefeitura autoriza pagamento por pix e cartões em linhas de lotação

Em 88 veículos, modalidades já eram permitidas na forma de projeto-piloto

Foto: Vinicius Roratto / CP Memória

A prefeitura publicou, no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) desta quinta-feira, uma resolução que autoriza a cobrança da tarifa do transporte seletivo por lotação na modalidade pix e por meio de cartões de crédito e débito.

Segundo a Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação de Porto Alegre (ATL) 88 veículos que atendem as linhas Menino Deus, Menino Deus via José do Patrocínio, Jardim Vila Nova, Tristeza – Assunção, Otto / Teresópolis, Ipanema, Belém Novo, Belém Novo / Chapéu do Sol, Restinga, Restinga Nova e Restinga Velha já admitem essas novas formas de pagamento.

Em novembro, passarão a aceitar cartão e pix também os lotações Cristal, Glória, IAPI, Auxiliadora, Petrópolis, Jardim Leopoldina e Partenon Pinheiro. As novas formas foram implementadas em setembro de modo piloto na linha Belém Novo. À medida que ajustes foram feitos, expandiu-se o atendimento para um maior número de linhas.

“Já tivemos solicitação de aquisição de máquinas de 95% dos permissionários. As demais linhas estão aguardando a chegada dos equipamentos para instalação”, explica o presidente da ATL, Magnus Isse.

Localização em tempo real

Usuários do transporte seletivo também já podem verificar em tempo real o itinerário de 17 linhas com mais de 200 veículos em operação, pelo aplicativo Moovit (disponível nas versões IOS e Android). As rotas no aplicativo exibem os itinerários completos dos lotações, simplificando o acesso e a combinação com outros modais, além de exibir alertas sobre alterações de serviço e outros avisos importantes.