Com inscrições abertas para palestras e oficinas, Feira do Livro de Porto Alegre começa nesta sexta-feira

Programação segue até 15 de novembro

Foto: Diego Lopes/Câmara Rio-Grandense do Livro

A partir desta sexta-feira, e até 15 de novembro, a Praça da Alfândega, no centro da capital, recebe a 69ª Feira do Livro. Com tema “Quem lê, sabe o caminho”, a edição de 2023 conta com 110 estandes e programação cultural intensa, incluindo 630 sessões de autógrafos, 15 oficinas de escrita e literatura e 155 palestras com temática diversa. A abertura oficial ocorre a partir das 18h, no Espaço Petrobras Carlos Urbim, localizado na avenida Sepúlveda, no Centro Histórico.

Uma das novidades neste ano é o horário mais amplo, que começa às 10h e vai até as 20h, durante os 20 dias da Feira. Serão duas horas a mais em relação ao ano passado. De acordo com o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Maximiliano Ledur, a mudança busca possibilitar um maior acesso da população aos livros e à programação.

A Praça da Alfândega recebe, a partir desta sexta, escritores vindos de oito países diferentes, além de brasileiros abordando temas como antirracismo, diversidade e sustentabilidade (confira alguns deles na lista abaixo).

Patrono da Feira deste ano, Tabajara Ruas, escritor, diretor e cineasta, de 81 anos, confirmou presença em diversas atividades da programação.

As palestras e oficinas, destinadas a públicos variados, terão acesso gratuito, mas exigem inscrição prévia através do site da Feira do Livro.

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) confirmou, dentro da Feira, uma programação dirigida a alunos, professores, bibliotecários e outros mediadores da leitura, além de ações educativas em sala de aula, com a leitura prévia de obras de autores de literatura infantil e juvenil que estarão no evento. A Pasta também organiza a visitação escolar, cujas inscrições podem ser feitas pelo e-mail: [email protected].

A Feira do Livro de Porto Alegre também vai contar com um Balcão de informações para atendimento ao público, com ajuda a encontrar bancas, livros e entender o que acontece na Praça da Alfandega. Além dela, outros locais servirão de palco para a programação:

Espaço Força e Luz (Rua dos Andradas, 1.223)
Auditório do Memorial do RS (Praça da Alfândega s/n)
CCMQ (Rua dos Andradas, 736) nos seguintes espaços: Sala Romeu Grimaldi/Sala Sergio Napp/Biblioteca Lucília Minssen/Sala Hermes Mancilha/Sala O Arquipélago do Espaço Força e Luz/Travessa dos Cataventos/Biblioteca Erico Verissimo
Auditório da Livraria Paulinas (Rua dos Andradas, 1.212)
Auditório SindBancários (Rua General Câmara, 424)
Espaços na Praça:
Arena Jovem Banrisul (Praça da Alfândega – em frente à Praça de Autógrafos)
Quintal das Histórias (Praça da Alfândega em frente ao Memorial do RS)
Teatro Carlos Urbim/Petrobras (Av. Sepúlveda entre o Margs e o Memorial do RS))
Tenda dos Parceiros da Feira do Livro (Rua Cassiano Nascimento, entre o Farol Santander e o Memorial do RS)
Praça de Autógrafos Gerdau: sessões individuais (no meio da Praça da Alfândega)
Praça de Autógrafos Coletivos: sessões coletivas (1º andar do Memorial do RS)

Confira os autores internacionais que virão à Feira:

Eckhart Nickel (Alemanha), Giovanna Rivero (Bolívia), Faisal Al Suwaidi (Emirados Árabes Unidos), Luis Santos (Uruguai), Joana Bértolo (Portugal), Nicolás Ferraro (Argentina), Tereza Cárdenas (Cuba), Ellen Støkken Dahl e Nina Brochmann (Noruega).

Veja alguns dos autores nacionais incluídos na programação:

Miguel Nicolelis – O escritor e neurocientista participa de um bate-papo sobre os potenciais e os riscos da inteligência artificial. Em 28 de outubro, no auditório Barbosa Lessa, às 17h30min.

Ana Suy – Escritora, psicanalista e pesquisadora, autora de “Não pise no meu vazio”. Em 9 de novembro, no auditório Barbosa Lessa, a partir das 17h30min.

Bela Gil – Encontro com a escritora e cozinheira sobre o livro “Quem vai fazer essa comida? Mulheres, trabalho doméstico e alimentação saudável”. Em 5 de novembro, às 15h, no auditório Barbosa Lessa.

Clóvis de Barros Filho – Em 30 de outubro, às 18h, no Teatro Carlos Urbim. Bate-papo sobre ética, felicidade e autoconhecimento.

Luiz Eduardo Soares – Escritor, cientista político, antropólogo e especialista em segurança pública, autor de “Enquanto anoitece”. Em 10 de novembro, no auditório Barbosa Lessa, às 17h30min.

Nelson Motta – Em 11 de novembro, no auditório Barbosa Lessa, às 16h. Bate-papo “De Lupicínio Rodrigues aos anos de ouro do nosso cenário musical”.