Lula demite Rita Serrano da presidência da Caixa e cede posto a economista ligado ao Centrão

Carlos Antônio Vieira Fernandes teve o nome anunciado pelo Planalto como novo presidente do banco

Foto: Divulgação / Caixa

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu nesta quarta-feira a presidente da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano. De acordo com nota divulgada pela Presidência da República, o governo federal vai nomear o economista Carlos Antônio Vieira Fernandes, ligado ao chamado Centrão, para a presidência do banco.

No comunicado, a Presidência salienta que Rita cumpriu a missão de recuperação da gestão e cultura interna da Caixa, com a valorização dos funcionários e a retomada do papel do banco em políticas sociais, “ampliando os financiamentos para habitação, infraestrutura e agronegócio”.

No fim de setembro, Rita Serrano declarou que a discussão sobre uma eventual saída do posto era respondida com “muito trabalho”. “O número que demos hoje mostra o resultado desse trabalho, que é da Caixa, mas orientado pelo governo federal. A Caixa, na última sexta, atingiu a marca histórica de carteira de R$ 700 bilhões em habitação. Então, todo esse debate é respondido com trabalho”, afirmou à época, quando questionada sobre sentir pressão para deixar o cargo.

Dois dias antes da declaração da então presidente da Caixa, Lula afirmou que possíveis mudanças na instituição, para dar mais espaço ao Centrão no governo, não eram previstas “por enquanto”. Os partidos que compõem o grupo vêm cobrando mais presença em ministérios e órgãos públicos de maior visibilidade a fim de garantir governabilidade ao presidente em votações no Congresso Nacional.

A pressão levou Lula a trocar titulares em duas pastas, no início de setembro. Os deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) assumiram, respectivamente, as pastas do Esporte e de Portos e Aeroportos.

Funcionário de carreira assume presidência
Carlos Vieira, de 62 anos, é formado em economia e funcionário de carreira da Caixa. Ele atuou como secretário-executivo do Ministério das Cidades na gestão da ex-presidente Dilma Rousseff e chegou a chefiar a pasta interinamente, além de ter atuado como presidente do fundo de pensão da Caixa (Funcef), diretor operacional da Financeira BRB e presidente do Conselho de Administração da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).