Líderes empresariais debatem cenários econômico e político no Tá Na Mesa

Gerdau e Randon encerraram as comemorações dos 30 anos do evento

Crédito: Rosi Boni/Divulgação

A Federasul encerrou nesta quarta-feira, 25, a edição do Tá na Mesa Especial 30 anos tendo como palestrantes os empresários Jorge Gerdau Johannpeter, do grupo Gerdau, e Daniel Randon, do grupo Randoncorp. Na pauta dos debates questões econômicas, políticas e social, tanto no Brasil como na Argentina, onde as duas organizações têm fábricas e são impactadas pela crise na economia do país vizinho.

Ambos destacaram a preocupação com a polarização política que contribui para o cenário enfrentado na Argentina, assim como as consequências para o câmbio e o que representará para o novo governo a ser eleito no segundo turno, no dia 19 de novembro. Os dois mantiveram a expectativa de continuar investindo na economia daquele país.

Ao se referir ao Brasil, Gerdau argumentou também sobre a dificuldade de projetar os próximos meses a partir de dúvidas com o equilíbrio das contas públicas. “Existe uma indefinição em relação ao controle de despesas sem a perspectiva de aumento da receita. Temos um atraso de 50 anos nas questões fiscais”, comentou.

Para Randon, a expectativa é de continuar investindo em 2024, com perspectivas de crescimento. Entretanto, no seu entendimento, é preciso ainda entender os impactos que terão na economia mundial os conflitos entre Rússia e Ucrânia, e no Oriente Médio, onde a perspectiva de aumento do conflito segue no horizonte. “O Brasil fez a sua lição de casa em relação ao controle inflacionário e está sendo um destino para os investimentos mundiais”, disse.

HOMENAGEM

O presidente da FEDERASUL Rodrigo Sousa Costa falou do grande orgulho de celebrar os 30 anos do Tá na Mesa enaltecendo o empreendedorismo gaúcho tão bem representado pelos dois líderes presentes no evento desta semana. “O Tá na Mesa se consagrou ao longo dos anos como um espaço de expressão de talentos que demonstram a capacidade de transformação do povo gaúcho”, argumentou.

Rodrigo destacou ainda que a FEDERASUL vem evoluindo nos últimos anos ao firmar suas posições em defesa do melhor ambiente de negócios, da competitividade e na busca do bem comum. “Reafirmamos nossa preocupação com as próximas gerações, vamos transformar o futuro usando nossos dons”, complementou.

A FEDERASUL aproveitou o evento comemorativo para prestar homenagem aos ex-presidentes da entidade com a entrega de uma placa alusiva aos 30 Anos do Tá na Mesa que foi criado na gestão de Anton Karl Biedermann em 1993.