Evento da Abicalçados reúne players do mercado calçadista

Setor projeta crescimento da produção da indústria entre 1% e 1,7%, para mais de 860 milhões de pares

Crédito: Divulgação/Abicalçados

Faltando menos de um mês para sua realização, a primeira edição da Brazilian Footwear Show – BFSHOW, que acontece entre os dias 21 e 23 de novembro, no Centro de Eventos FIERGS, em Porto Alegre, terá mais de 100 das principais marcas nacionais do setor exclusivamente na sua primeira edição. São esperados mais de 10 mil lojistas brasileiros, além de compradores de todos os continentes. A BFSHOW é uma realização da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), em parceria com a NürnbergMesse Brasil, que projeta crescimento da produção da indústria entre 1% e 1,7%, para mais de 860 milhões de pares.

Além dos principais grupos do varejo brasileiro, a BFSHOW tem confirmada a presença de mais de 100 importadores de todo o mundo, em projetos realizados com a parceria da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e NürnbergMesse Brasil. Um dos importadores confirmados na feira é Carlos Alberto Londoño, do Grulla y Wellco, da Colômbia.

MERCADO EXTERNO

“Para a nossa companhia é muito importante acompanhar a evolução da indústria calçadista brasileira por meio da BFSHOW. Esperamos encontrar grandes marcas e chegar a bons negócios para integrar cada vez mais os mercados brasileiro e colombiano”, projeta o comprador. O grupo é um dos principais no e-commerce colombiano.

Dados da Abicalçados apontam que a Colômbia vem comprando mais calçados verde-amarelos em 2023. Conforme dados da entidade, entre janeiro e setembro foram exportados para lá mais de 6,9 milhões de pares, 4,4% mais do que no mesmo período do ano passado. Atualmente, a Colômbia é o quarto principal destino do calçado brasileiro (em pares) no exterior.

O grupo Ne Lochlan, distribuidor de calçados na Costa Rica, vem ao Brasil buscar calçados esportivos, infantis, masculinos e femininos. O presidente da empresa, Alejandro Venegas Benito, destaca que outro fato importante é a grande presença de compradores internacionais, pois a troca de experiências entre os mercados é muito valiosa.