Confiança do consumidor recua após quatro meses de alta, diz FGV/Ibre

Índice da FGV recuou 3,8 pontos em outubro, para 93,2 pontos, o menor nível desde junho deste ano

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) recuou 3,8 pontos em outubro, para 93,2 pontos, o menor nível desde junho deste ano, quando atingiu 92,3 pontos. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira, 25, pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV/Ibre). Em médias móveis trimestrais, o índice caiu 0,5 ponto, após seis meses de alta, para 95,7 pontos.

Para Anna Carolina Gouveia, economista do FGV/Ibre, a confiança retrocedeu influenciada pela piora das expectativas para os próximos meses e pela acomodação em relação à situação atual. “O resultado negativo se apresenta disseminado em todas as variáveis, classes de renda e capitais, o que acende um sinal de alerta”, afirmou.

Segundo ela, a calibragem das expectativas passando o índice da zona de otimismo para a zona de neutralidade pode estar relacionada com a desaceleração dos setores econômicos, além de uma preocupação com a continuidade da resiliência do mercado de trabalho, fator considerado importante na recuperação da confiança dos consumidores.

EXPECTATIVAS

Em outubro, a queda da confiança ocorreu tanto nas avaliações sobre o momento atual quanto nas expectativas em relação aos próximos meses. O Índice da Situação Atual (ISA) cedeu 0,7 ponto, para 82,5 pontos, após quatro altas consecutivas, e o Índice de Expectativas (IE) caiu 5,8 pontos para 100,9 pontos. Entre os quesitos que compõem o ICC, o que mede o otimismo em relação a situação econômica futura foi o que mais influenciou a piora da confiança no mês, que caiu 6,0 pontos, para 111,2 pontos, o menor nível desde novembro de 2022 (110,6 pontos).

A piora também foi observada nos demais indicadores. Aquele que mede as perspectivas para as finanças familiares recuou 5,5 pontos, para 96,9 pontos, menor nível desde março deste ano (96,6 pontos). O ímpeto de compras de bens duráveis, que vinha acumulando altas seguidas e quase 20 pontos nos últimos quatro meses, também registrou queda de 4,8 pontos no mês, para 94,7 pontos. Houve piora ainda das percepções sobre as finanças pessoais e da economia local, cujos indicadores cederam 0,7 e 0,8 ponto para 73,9 e  91,4 pontos, respectivamente.

A queda da confiança ocorreu em todas as faixas de renda, influenciada principalmente pela piora das expectativas para os próximos meses. Os consumidores de menor poder aquisitivo (com renda até R$ 2.100,00), em particular, se mostraram mais satisfeitos com a situação atual no momento.