Black Friday deverá ter crescimento de 12,6%

Empresa de dados projeta F$ 6,9 bilhões em vendas na edição de 2023

A Black Friday de 2023 deve ser melhor que a do ano passado, mas sem que o varejo recupere as perdas do último ano. A estimativa foi feita pela Neotrust, empresa de dados com foco no digital, que projeta para este ano uma alta de 12,6% nas negociações durante a data promocional, atingindo R$ 6,9 bilhões, em termos nominais. Em 2022, houve recuo de cerca de 23%, e em 2021, a alta foi de apenas 2,3%, em termos nominais.

 

Desta forma, com uma base fraca de comparação, os especialistas de mercado estimam uma melhora nos indicadores deste ano, estimulado pelo recuo gradual da inflação e recuperação do emprego. “Estamos aliviados com os dados porque não vemos tendência de queda neste ano também, como em 2022, e isso já é positivo”, disse Luis Cambraia, diretor da Neotrust pedindo uma maior retração nas taxas de juros praticadas no país.

A pesquisa da Neotrust se baseia em projeções com base em cerca de 1,5 milhão de pedidos de compra on-line ao dia que fazem parte da base de informações da companhia. No primeiro trimestre a queda foi de 13,7%, no segundo, a retração alcançou 15,1% e no terceiro, o recuo foi de 6,7%. Em 2022, no terceiro trimestre, o mercado caiu 10,7% e no segundo trimestre de 2022, a queda foi de 5,7%.