As Forças de Defesa de Israel (FDI) sugeriram, nesta terça-feira, que a Organização das Nações Unidas (ONU) peça fornecimento de combustível ao Hamas, depois que a agência da organização que fornece ajuda humanitária a civis palestinos na Faixa de Gaza declarou que vai ter que interromper as operações, na noite desta quarta, caso não haja entrega de combustível.
A agência da ONU conhecida como UNRWA publicou o alerta em redes sociais nesta terça-feira. As FDI republicaram o post e disseram que os militantes do Hamas dispõem de mais de 500 mil litros de combustível em tanques dentro da Faixa de Gaza sitiada.
“Perguntem ao Hamas se vocês podem usar um pouco”, escreveram as FDI.
Rafah é a principal passagem de entrada e saída de Gaza fora dos limites da fronteira com Israel. O ponto se tornou o foco dos esforços para a entrega de ajuda humanitária desde que Israel impôs um “cerco total” ao enclave, em retaliação a um ataque de militantes do Hamas, em 7 de outubro.
Os Estados Unidos vêm liderando as negociações com Israel, o Egito e a ONU para tentar criar um mecanismo de entrega sustentado de ajuda humanitária a Gaza.
Embora tenham havido algumas entregas limitadas de alimentos, água e remédios desde sábado, nenhum combustível teve passagem permitida. Israel está preocupado com o possível desvio de combustível pelo Hamas, e o porta-voz de segurança nacional da Casa Branca, John Kirby, nesta terça-feira, descreveu como legítimas as preocupações de Israel.
“Ainda acreditamos, em geral, que o combustível precisa ser capaz de chegar até a população de Gaza”, disse ele aos repórteres.
*Com informações da Agência Reuters
Leia mais: