Divulgado nesta segunda-feira, o programa Sinal Verde propõe modernizar os semáforos da capital com tecnologia da fibra ótica e 4G. De acordo com a Prefeitura, 634 pontos vão receber a tecnologia até junho do ano que vem. Os objetivos incluem melhorar a comunicação da rede em cerca de 90%, diminuir tempo de espera nos sinais, reduzir o congestionamento em cerca de 20% e gerar segurança, principalmente no período da noite, conforme informou o presidente da EPTC, Pedro Bisch Neto.
Dos 11.072 semáforos de Porto Alegre, gerenciados por cerca de 900 controladores de programação, só 8% – 71 pontos existentes – dispõem de comunicação por fibra ótica ou 4G. Até julho de 2024, a EPTC estima chegar a 53% dos controlados com a nova tecnologia.
O investimento, de R$ 12,65 milhões, vai ser destinado à modernização do sistema e à compra de caminhões para manutenção, 80 nobreaks e atualização de software. O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, enfatizou que a inovação é sempre positiva na cidade, relembrando que Porto Alegre se tornou a segunda capital do País a receber o sistema de 5G no país.
Testes já foram feitos e a instalação do sistema já deve iniciar ainda em outubro. As vias que receberão a modernização foram escolhidas pelo maior volume de trafego. A implantação vai se dar em duas etapas, conforme o cronograma abaixo:
Etapa 1 – out/23 até março/24
Primeiros locais a receber: Av. Loureiro da Silva (João Alfredo/João Pessoa); Terceira Perimetral (Tarso Dutra/Salvador França); Av. Wenceslau Escobar (faixa reversível); Av. Salgado Filho (João Pessoa/Borges de Medeiros).
Etapa 2 – Abril/24 a junho/24
Ativação de 271 controladores restantes (do total de 634)
Av. Praia de Belas (José de Alencar/Ipiranga); Av. Bento Gonçalves (Rafael Clark/Marista);Av. Diário de Notícias (Padre Cacique/Barra Shopping); Av. Juca Batista (Eduardo Prado/Jorge Babot Miranda); Av. do Forte (Orion/Dom Luiz Guanella); Av. Cel.Marcos (Pedra Redonda/Tramandaí); Av. Cruzeiro do Sul (Moab Caldas/Divisa).