O voo da Força Aérea Brasileira com repatriados que saiu de Tel Aviv chegou à Base Aérea do Galeão, no Rio de Janeiro, depois de uma parada no Recife, na manhã deste sábado. O KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) transporta 66 brasileiros e três bolivianas, uma mãe e duas filhas. Essa é a primeira vez que a Operação Voltando em Paz resgata também cidadãos de países da América do Sul.
Com o novo voo, sobe para 1.201 o número de brasileiros repatriados da zona de conflito no Oriente Médio, além de 44 animais de estimação.
O governo brasileiro segue tentando articular com o governo egípcio a abertura da passagem de Rafah, na fronteira do Egito com a Faixa de Gaza. A aeronave presidencial aguarda no Cairo, capital egípcia, para resgatar um grupo de cerca de 32 pessoas — entre brasileiros e palestinos com residência no Brasil — que está na Faixa de Gaza, zona onde são mais intensos os conflitos entre Israel e o grupo terrorista Hamas.
Nesta quarta-feira, chegaram à região kits de ajuda humanitária – 40 purificadores de água e dois kits com medicamentos e insumos – enviados pelo governo federal. O deslocamento final e a entrega dos itens ficarão sob a responsabilidade da entidade Crescente Vermelho, que atua no local.