No mês em que completa sete anos, o Tampinha Legal, maior programa socioambiental de caráter educativo em economia circular da indústria de transformação do plástico da América Latina, será apresentado internacionalmente em Madri, na Espanha, no World Recycling Convention, ou Convenção Mundial da Reciclagem. O Presidente e a Gerente do Instituto SustenPlást, Alfredo Schmitt e Simara Souza, fazem parte da lista de palestrantes e irão divulgar números inéditos do programa, como os do recente estudo realizado pela Universidade de São Paulo (USP), em parceria com o SENAI/RS, sobre a Análise de Ciclo de Vida (ACV) das tampas plásticas do Tampinha Legal.
O evento acontecerá do dia 23 a 25 de outubro. O World Recycling Convention, ou Convenção Mundial da Reciclagem, é um evento anual e exclusivo da indústria de reciclagem, borracha, petroquímica, produtos químicos, fertilizantes, reciclagem de plásticos, impressão e embalagem. O intuito, é reunir profissionais para discutir tendências sociais, ambientais, tecnológicas e econômicas que impulsionam a área de sustentabilidade, além de buscar soluções para os principais problemas ambientais.
Atualmente, o Tampinha Legal possui 3.292 pontos de coleta distribuídos pelos estados do Rio Grande do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Alagoas, Pernambuco, Bahia, Goiás e no Distrito Federal. O programa atende aos quesitos de ESG, Logística Reversa e ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). Com os recursos obtidos através do programa, as entidades assistenciais podem adquirir medicamentos, alimentos, equipamentos, ração animal e/ou materiais escolares, bem como custear tratamentos e exames de saúde humana e animal, melhorias em suas sedes, entre outras ações.