Registros de Inadimplentes recua 3% em setembro, diz Boa Vista

Já na comparação com agosto do ano passado alta é de 5%

O número de registros de inadimplentes no Brasil caiu 3% em setembro, na comparação com agosto, e cedeu 2,8% no terceiro trimestre em relação ao período imediatamente anterior. Os dados são da plataforma Boa Vista, acrescentando que o indicador recuou pela terceira vez consecutiva, a quinta nos últimos seis meses.

Na comparação com setembro de 2022, o índice registrou queda de 5,0%, a primeira variação negativa nesta base de comparação após quase um ano e meio. Contudo, houve crescimento de 0,6% no total daqueles que descumpriram suas obrigações financeiras.

“Os resultados acumulados se mantiveram numa tendência de desaceleração”, cita a Boa Vista em nota. No ano, o crescimento do indicador passou de 10,9% para 9,1% e na análise acumulada em 12 meses desacelerou de 16,8% em agosto para 13,7% na aferição atual.

CRÉDITO

A Boa Vista ainda registrou aumento de 1,7% no indicador sobre recuperação de crédito no país em setembro em relação a agosto. No terceiro trimestre, o índice subiu 2,3% no confronto com o período de abril a junho de 2023. Na comparação com setembro de 2022, houve crescimento de 27,1%. Essa alta, segundo a entidade, contribuiu para manter a curva de longo prazo do indicador em ritmo acelerado.

A expansão da recuperação de crédito passou de 20,1% para 20,9% entre agosto e setembro no acumulado de 12 meses. No acumulado de 2023, o Indicador de Recuperação de Crédito acelerou a 18,7% contra o mesmo período de 2022.