Prefeitura confirma passe livre nos ônibus da Capital no Dia D de Multivacinação, neste sábado

Unidades de saúde de Porto Alegre estarão abertas das 10h às 19h, para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes até 15 anos de idade

Foto: Cristine Rochol/PMPA/Divulgação

A prefeitura confirmou que, no próximo sábado, os ônibus vão circular com passe livre, quando as unidades de saúde de Porto Alegre estarão abertas das 10h às 19h. Pais e responsáveis devem ficar atentos para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes até 15 anos de idade, no Dia D de Multivacinação.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a campanha prossegue até o dia 28, com serviços abertos normalmente de segunda a sexta-feira. A prefeitura pede que, no momento da aplicação, a carteira de vacinação seja apresentada. Quem ainda não se vacinou contra Covid-19 e gripe (Influenza) também poderá receber as doses.

A diretora da SMS, Vânia Frantz, comenta que a capital gaúcha começou bem a campanha, com a aplicação de mais de 1,5 mil doses de vacinas e a atualização de 1.529 carteiras no primeiro sábado de atendimento, 14 de outubro. “Nosso esforço está concentrado em ampliar a cobertura vacinal, por isso, é essencial levar crianças e adolescentes a uma unidade de saúde para avaliar se as doses estão em dia”, diz Vânia.

Conforme destaca o coordenador do Núcleo de Imunizações Zona Sul, Augusto Crippa, as vacinas foram responsáveis por acabar com a varíola no mundo todo e eliminar doenças graves, como paralisia infantil e sarampo. Recentemente, a pandemia foi controlada graças à vacinação. “Mesmo que doenças como essas estejam sob controle, somente com a vacinação em dia poderemos ter a proteção necessária para evitar que elas voltem a incomodar”, afirma.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), informa que os passageiros podem consultar os horários atualizados e itinerários do transporte coletivo, em tempo real, nos aplicativos Cittamobi e Moovit, além de verificar as mudanças disponíveis no site da EPTC.