A fintech Meu Financiamento Solar, especializada em financiamento para projetos de energia solar no Brasil, apresentou suas soluções de crédito para o mercado fotovoltaico no Brasil tanto nas áreas de sistemas solares para telhados quanto para carregadores de veículos elétricos, durante o ABSOLAR Meeting Sul realizado em Porto Alegre. O evento discutiu as novas oportunidades de negócios e investimentos para as companhias do setor, um panorama do mercado de crédito para os projetos fotovoltaicos em telhados e pequenos terrenos no Brasil.
“O desenvolvimento de soluções é o pilar principal do DNA da empresa, que vem da economia digital com foco no cliente e nas tendências de mercado na área de sustentabilidade”, comenta Carolina Reis, diretora do Meu Financiamento Solar.
Segundo dados da ABSOLAR, o Rio Grande do Sul está entre os três estados brasileiros com maior potência instalada de energia solar na geração própria em telhados, fachadas e pequenos terrenos. A região acaba de ultrapassar 2,2 gigawatts (GW) em operação nas residências, comércios, indústrias, propriedades rurais e prédios públicos.
O estado possui mais de 262,5 mil conexões operacionais, espalhadas por 497 municípios, ou 100% dos 497 municípios da região. Atualmente são mais de 351 mil consumidores de energia elétrica que já contam com redução na conta de luz, maior autonomia e confiabilidade elétrica.
Desde 2012, a geração própria de energia solar já proporcionou ao Rio Grande do Sul a atração de mais de R$ 12,2 bilhões em investimentos, geração de 70 mil empregos e a arrecadação de mais de R$ 3,1 bilhões aos cofres públicos.