Empresas que fazem a diferença no Brasil e no mundo no palco do Tá Na Mesa

Empresas que fazem a diferença no Brasil e no mundo no palco do Tá Na Mesa

A terceira edição do Tá na Mesa Especial 30 anos recebeu quatro gigantes da indústria e inovação do País, nesta quarta-feira, 18, na FEDERASUL. Participaram do painel o vice-presidente da Icatu Seguros, César Saut, o CEO da Dell Brasil, Diego Puerta, o cofundador e presidente do Conselho da 4All, José Renato Hopf, e CEO do Grupo Vulcabrás, Pedro Bartelle. O presidente da FEDERASUL, Rodrigo Sousa Costa anunciou os convidados ressaltando a contribuição de suas empresas para o Rio Grande do Sul.

Abrindo o painel, o vice-presidente da Icatu Seguros, César Saut lembrou a trajetória da empresa e seus valores, para além dos negócios. “Atuamos como agentes de estabilização econômica das famílias, da sociedade. Saímos do zero à liderança do mercado no Sul do Brasil”, explicou.

O CEO da Dell Brasil, Diego Puerta, elogiou a atuação da FEDERASUL e fez um relato intimista sobre sua relação com a entidade.

O executivo da líder global em tecnologia também ressaltou as características que fazem do RS um terreno fértil para a inovação. “A Dell escolheu o RS como base porque o Estado criou o ambiente de negócio”, afirmou Puerta.

O cofundador e presidente do conselho da 4All, José Renato Hopf, também destacou a vocação do Estado para o empreendedorismo e inovação, com o sucesso de ações como o South Summit. Mais que um evento, segundo ele, o congresso representa “um movimento” e uma “mudança na forma de ver o empreendedorismo e a inovação”.

“Estamos vivendo um novo Rio Grande porque muita gente está construindo isso”, lembrou o executivo, acrescentando que essa “veia empreendedora” pode ser demonstrada com a marca obtida pelo RS: o Estado com mais startups por habitante do país.

Já Pedro Bartelle, CEO da Vulcabrás, calçadista líder no Brasil e 5ª maior do ramo em todo o globo – a única fora da Ásia –, apresentou números expressivos da atuação da empresa. A fabricante dos tênis Olympikus, Under Armour e Mizuno no Brasil produz cerca de 25 milhões de calçados por ano.

E essa marca expressiva tem em Parobé, no interior gaúcho, “o maior Centro de Inovação em calçados da América Latina”, segundo Bartelle. O executivo explicou que a capacidade produtiva de suas fábricas permite que a Vulcabrás possa reproduzir a tecnologia de “qualquer tipo de calçado no mundo”.