Lojistas da Capital comemoram vendas no Dia das Crianças

Quase metade dos comerciantes afirmaram que as vendas foram iguais ou superiores a 2022

Foto: Ricardo Giusti/CP

Quase metade dos comerciantes da Capital afirmaram que as vendas no Dia das Crianças foram iguais ou superiores ao verificado no mesmo período do ano passado. O resultado do desempenho consta de pesquisa feita pelo Núcleo de Pesquisa do Sindilojas POA, ao apontar que 29% mantiveram a média de vendas de 2022, e 20% disseram ter aumentado seus desempenhos. Um total de 33% considera que o resultado ficou abaixo das vendas no ano passado, resultado da crise financeira (36,4%), muita chuva (27,4%); moderação para comprar (9,0%) e falta de dinheiro (9,0%).

Já o valor médio dos presentes, conforme o levantamento, ficou próximo dos R$ 220,00, em média. Além disso, as comprar foram feitas na última hora, sendo o período mais citado a véspera do Dia das Crianças, com 71% das respostas. Em seguida aparecem a semana anterior à data (18,0%) e o Dia das Crianças (9,0%). Os consumidores que se anteciparam e compraram cerca de 15 dias antes foram apenas 2,0%.

Pelo levantamento, os presentes foram comprados de forma parcelado no cartão de crédito (68%), à vista no (18%), cartão de crédito em uma vez (10%), em dinheiro (2,0%), Pix (1%) e parcelado no crediário (1%)
Sobre vendas em lojas físicas e online, a maioria, 56,0% mencionaram que vendeu exclusivamente em lojas físicas. Outros 44% citaram que a venda se deu em ambos os locais. Entre os canais online, os sites da loja estão à frente com 72,7%. Em seguida aparecerem WhatsApp, com 25,0%, e o Instagram, com 2,3%.

Para o presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, “os números quanto às vendas foram conforme o esperado, considerando que tivemos um momento atribulado de movimentação no comércio devido à instabilidade climática”, analisou. Além disso, as chuvas na véspera da data foi outro fator que, na visão de Piva, atrapalharam um pouco a movimentação. “Ainda assim, com todos estes contratempos, quase metade dos lojistas aumentaram ou mantiveram as vendas nesta data comemorativa”, ressaltou.