Entidades lançam crédito especial para afroempreendedores

Acordo será assinado nesta quinta-feira, 19, na Associação Comercial de Porto Alegre

Crédito: Divulgação/Origem

Uma parceria entre a maior operadora de microcrédito do Rio Grande do Sul e a maior rede de afroempreendedores do país possibilitará o lançamento de uma nova linha de crédito, especialmente desenvolvida para ajudar o afroempreendedor a desenvolver seus negócios e realizar seus sonhos. O acordo de cooperação técnica, que institui a criação da linha de crédito Origem, será assinado nesta quinta-feira, 19, na Associação Comercial de Porto Alegre.

A cerimônia que reunirá representantes da Imembuí Microfinanças, da Rede Brasil Afroempreendedor (Reafro), autoridades e movimentos sociais. Com a formalização do acordo, os afroempreendedores associados da Reafro poderão acessar até R$ 20 mil da Imembuí e o programa Juro Zero nos municípios onde o recurso está ativo (Porto Alegre, Panambi, Pejuçara, São Borja, Saldanha Marinho e Santa Bárbara do Sul).

“Mais que um acordo de cooperação, estamos levando ao alcance das mãos dos afroempreendedores, sonhos de realizações. O microcrédito é a virada de chave que milhares de mulheres e homens negros sempre buscaram. O acesso ao crédito pode mudar a vida dessas pessoas, que lutam para alavancar seus pequenos negócios, apesar das barreiras levantadas pelo racismo. Com esse crédito, temos certeza de que vamos superar muitas fronteiras e que vidas serão transformadas”, celebra o coordenador Executivo da Reafro Nacional, João Carlos Nogueira.

MICROCRÉDITO

O Brasil possui mais de 120 milhões de afrodescendentes, sendo que mais de 14 milhões atuam como afroempreendedores. Segundo o Sebrae, esse índice representa mais de 51% do total de empreendedores do país, dados que reforçam a importância do acordo. A parceria também é comemorada pela Imembuí Microfinanças, OSCIP de Microcrédito que, há 21 anos, apoia micro e pequenos empreendedores formais e informais em todo o Rio Grande do Sul. Nesses 21 anos, 33 mil empreendedores já foram beneficiados com R$ 165 milhões em crédito para investir e desenvolver seus negócios.

“Essa parceria com a Reafro vai ao encontro do propósito colaborativo da Imembuí. Juntos, vamos potencializar os esforços para fomentar o empreendedorismo afrodescendente, promover a igualdade de oportunidades econômicas e o crescimento inclusivo. Além de recursos financeiros, vamos oferecer orientação personalizada para fortalecer ainda mais os negócios e projetos liderados por empreendedores afrodescendentes”, afirma o Diretor Geral da Imembuí, Arlimar de Oliveira.