Pesquisa revela que CEOs consideram prioridade investir em IA

Estudo também revela que 90% dos CEOs consideram premiar funcionários que optarem por trabalhar presencialmente

Uma pesquisa feita com mais de 1.300 CEOs pelo mundo mostra que a grande maioria deles (72%) considera que o investimento em inteligência artificial (IA) é prioritário. Entretanto, 81% temem problemas éticos com a falta de regulação sobre o uso da tecnologia. Os dados fazem parte do relatório “CEO Outlook 2023” feito pela empresa de consultoria KPGM, e mostra que 90% dos CEOs consideram premiar funcionários que optarem por trabalhar presencialmente, dando tarefas melhores, aumentos e até promoções.

Conforme a empresa de consultoria, 62% dos executivos gostariam que o modelo presencial fosse adotado nos próximos três anos. A perspectiva altera o percentual da mesma pesquisa feita em 2022, quando apontava que apenas 34% queriam isso. O estudo da KPMG mostra que 90% dizem que premiariam aqueles que optassem pelo presencial

“CEOs estão cada vez mais conscientes dos riscos éticos e da evolução rápida das regulações ligados à IA generativa. Muitos estão tomando atitudes proativas para enfrentar esses pontos”, afirma Steve Chase, vice-presidente de IA e Inovação Digital da KPMG, em trecho do relatório. Quando questionados sobre as vantagens da implementação de IA em suas organizações, os CEOs citam o aumento de lucro, oportunidades de crescimento e de criação de novos produtos, como alguns dos principais ganhos.