Pesquisa aponta confiança de consumidores na indústria de produtos de higiene

Apesar disso há problemas com maior preço dos produtos e a dificuldade em saber se um item é sustentável

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A indústria de produtos de higiene e cuidados pessoais está entre as dez mais bem avaliadas pelos consumidores em aspectos relacionados a sustentabilidade. É o que revela a pesquisa Sustainability Sector Index 2023, da consultoria Kantar, com a opinião de 32 mil consumidores em 33 países, incluindo o Brasil, durante o mês de julho. Apesar do resultado, os consumidores apontaram que o maior preço dos produtos e a dificuldade em saber se um item é realmente sustentável ou apenas apela para o marketing excessivo, são problemas para o segmento.

Segundo o levantamento da empresa de pesquisa, mais de 70% dos consumidores estão dispostos a abandonar produtos e buscar alternativas caso percebam algum impacto negativo nas categorias de maquiagem, cuidados com a pele e produtos de higiene de bebês. A principal reclamação, apontada por 70% dos entrevistados, é em relação a estratégia de preços. A percepção é de que os produtos sustentáveis são mais caros que os demais.

Cerca de 61% dos consumidores afirmaram que gostariam de certificações claras sobre eventuais vantagens sustentáveis dos produtos, que poderiam inclusive influenciar suas decisões de compra. A terceira reclamação mais frequente, de acordo com os dados da Kantar, foi a dificuldade em encontrar os locais para comprar produtos mais responsáveis, apontada por 39% dos entrevistados.