Casa Branca confirma visita de Biden a Israel e reuniões com líderes palestinos

Presidente dos EUA reforça trabalho de negociações para atenuar conflito desde ataque do Hamas

Foto: Carlos M. Vazquez II/https://fotospublicas.com/

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai viajar a Israel, na quarta-feira, em meio aos esforços da Casa Branca para atenuar o conflito na Faixa de Gaza após o ataque do Hamas em 7 de outubro. O secretário de Estado norte-americano, Antony Blinken, confirmou a agenda.

A Casa Branca acrescentou que o presidente vai se reunir, posteriormente, em Amã, com líderes de Autoridade Palestina, Egito e Jordânia.

“O presidente vai reafirmar a solidariedade dos Estados Unidos com Israel e nossos compromisso inabalável com sua segurança”, disse Blinken na manhã de terça-feira (horário local), após uma longa conversa com o premiê israelense, Benjamin Netanyahu, em Tel Aviv.

Plano para permitir ajuda internacional

O secretário americano acrescentou que Estados Unidos e Israel concordaram em elaborar um plano para permitir a chegada de ajuda internacional à Faixa de Gaza. “A nosso pedido, Estados Unidos e Israel concordaram em formular um plano que vai permitir que a ajuda humanitária de países doadores e organismos multilaterais chegue aos civis em Gaza”, disse Blinken.

A região segue sob temor de uma escalada para novas frentes de conflito. O Irã alertou, nesta segunda-feira, para uma possível “ação preventiva” contra Israel, no momento em que se prepara para uma ofensiva terrestre em Gaza.

“Espera-se uma possível ação preventiva do eixo de resistência nas próximas horas”, disse o ministro das Relações Exteriores iraniano, Hossein Amir Abdollahian, em uma transmissão ao vivo pela televisão estatal, ao comentar a reunião que teve, no sábado, no Líbano, com o líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah.