Prefeitura pretende ampliar postos avançados da Guarda Municipal em Porto Alegre

Conforme Alexandre Aragon, secretário de segurança da Capital, os bairros Restinga, Lomba do Pinheiro, Moinhos de Vento e o Centro Histórico devem receber base 24h da corporação

Foto: Pedro Piegas / PMPA / Divulgação

O secretário de Segurança de Porto Alegre, Alexandre Aragon, confirmou que após o sucesso do posto avançado da Guarda Municipal na Redenção, a prefeitura pretende expandir a iniciativa por outros locais da Capital. A ideia do poder público é, conforme o secretário, futuramente, montar estruturas do tipo nos bairros Restinga, Lomba do Pinheiro, Moinhos de Vento e no Centro Histórico.

Na última sexta-feira foi divulgado o aumento de 125% no registro de ocorrências na Redenção devido a atuação 24h da corporação no local. O posto em formato de contêiner, funciona 24 horas e permite monitoramento em tempo integral – tanto por meio do patrulhamento ostensivo, quanto do videomonitoramento.

Aragon justifica a ampliação da atuação da Guarda Municipal devido às mudanças na Constituição Federal, através de um projeto de lei que confere o status de órgão de segurança pública à corporação. “O desafio é que a Guarda se adeque a essa legislação federal, atuando mais, prontamente nas áreas de sua responsabilidade como praças, parques, logradouros públicos com maior movimentação de pessoas e tudo aquilo que está sob os cuidados da administração municipal.”, declarou à reportagem da Rádio Guaíba.

Alexandre Aragon diz que a ideia da Prefeitura é atuar em conjunto com os órgãos estaduais de segurança. Sobre a Redenção, ele diz que o policiamento ostensivo é tarefa da Brigada Militar, mas que a proximidade da base com os frequentadores do local facilita o mapeamento e combate aos delitos. “Quando tu começa a já conhecer aquela comunidade que ali circula, tu começa já a identificar o que foge ao padrão. E por isso o aumento de 125% nas ocorrências”, justificou.

Ainda segundo Aragon, até o final do ano um posto 24h da Guarda Municipal deve ser montado na Praça XV, junto aos terminais de ônibus da Parobé, em direção à Voluntários da Pátria. Ele revelou que o prefeito Sebastião Melo teria dado aval para mapeamento dos novos locais para instalação dos postos.

“Nós estamos trabalhando então com, primeiro, instalação de bases fixas e visíveis da Guarda Municipal, porque antes a Guarda Municipal ficava dentro de um prédio, cuidando desse prédio. E, também, totens de segurança instalados em local de maior movimentação de pessoas e criminalidade”, antecipou.