Dois jovens gaúchos chegam a Porto Alegre, repatriados de Israel

Rafael e Eduarda foram retirados da área de conflito com o Hamas pelo 3º voo da Operação Voltando em Paz do governo federal

Foto: Fabiano do Amaral / Correio do Povo

Dois gaúchos retornaram na noite desta sexta-feira ao Brasil, no terceiro voo de repatriação de brasileiros que estavam em Israel. A aeronave pousou no Aeroporto Internacional Salgado Filho por volta das 23h35min.

O avião KC-390 Millenium, da FAB havia chegado em solo brasileiro às 6h07min de sexta, em Recife. Rafael Tobias Cohen Tvorecki, de 17 anos, e Eduarda Anele Schames, de 16 anos, vieram com o quarto avião da companhia Azul que partiu de Pernambuco. Eles foram recebidos por suas famílias em momento de abraços emocionados no saguão do aeroporto.

O pai de Eduarda comentou como foi lidar com os ataques sabendo estar longe da filha. “Primeiramente, são milhares de pessoas sofrendo com tudo isso, um ataque terrorista brutal. É muita tristeza para todos os lados, inocentes pagando o preço”, citou.

“(No último sábado), ela foi acordada às 5h por um professor. Ele comentou sobre o ataque do Hamas. Nesse momento avisou que estaria indo para a guerra, chamado pelo Exército”, citou. “Nessa manhã ela já nos contatou, o que preocupou por não ter uma vivência dessa realidade aos 16 anos. Mas o colégio deu muito apoio”, descreveu o familiar.

Até o momento, mais de 2,5 mil cidadãos brasileiros pediram para serem repatriados desde o início do conflito. Pelo menos 69 voltaram nesta sexta-feira, no terceiro voo da Operação Voltando em Paz.