O tráfego pelo km 14 da FreeWay, perto do posto de pedágio de Santo Antônio da Patrulha, deve seguir bloqueado, até a manhã deste sábado, no sentido capital-litoral. No fim da manhã desta sexta, um caminhão tombou no local. Equipes da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), da Polícia Rodoviária Federal e da concessionária CCR Via Sul, que administra a BR-290, foram mobilizadas para atender a ocorrência, já que o caminhão vazou diesel e gasolina.
Os veículos que seguem em direção a Osório devem acessar um desvio no km 17, logo após a praça de pedágio, e seguir pelo contrafluxo até o km 13, retornando à faixa Leste. Para os veículos de passeio, a CCR Via Sul recomenda usar a ERS-030.
A Fepam confirmou, na tarde desta sexta, que parte da carga de combustíveis vazou em um arroio que leva à Lagoa dos Barros, em Santo Antônio da Patrulha, após o tombamento. Conforme o chefe da Emergência Ambiental da Fepam, engenheiro químico Rafael Rodrigues, o problema não afetou a lagoa, uma das principais do litoral Norte.
No veículo, eram transportados 36 mil litros de diesel e nove mil litros de gasolina. Conforme Rodrigues, mantas absorvedoras e caminhões de sucção vêm sendo usados na remoção do produto. Ele disse, porém, não ser possível estimar o quanto de combustível vazou para o arroio.