A praça da Alfandega, no centro de Porto Alegre, começa a se transformar para a 69ª Feira do Livro, a partir deste sábado. Mais de 5 mil metros quadrados de lona vão cobrir os 110 estandes previstos pela Câmara Rio-Grandense do Livro, entidade que promove o evento.
O cronograma da montagem atrasou em 24 horas, já que as estruturas vêm de Santa Catarina e precisaram ser trocadas após as chuvas intensas que atingiram o estado vizinho durante a semana, danificando o material. O caminhão que transporta o material sai do município de Sapiranga, a cerca de 10 quilômetros de Araranguá.
Com a troca da data de início da montagem, a conclusão do trabalho, prevista inicialmente para 20 de outubro, pode se estender até o dia 25, quando a praça já começa a receber os livreiros e editoras para finalização dos estandes. A atividade não vai ser interrompida em caso de chuva.
A Câmara do Livro também divulgou, nesta sexta, que o site da Feira do Livro está disponível para a conferência da programação, oficinas, sessões de autógrafos e demais informações. O evento prevê a participação de mais de 120 escritores, dez deles de fora do país.
A Feira do Livro de Porto Alegre começa em 27 de outubro e se estende até 15 de novembro, tendo como patrono, nesta edição, o escritor Tabajara Ruas.