O modal cicloviário se popularizou entre os porto-alegrenses, cada vez mais pessoas tem utilizado a bicicleta para se locomover em Porto Alegre. Com o objetivo de conectar a avenida Protásio Alves com o Shopping Iguatemi, a Prefeitura de Porto Alegre vai prolongar a ciclovia da Nilo Peçanha. Para isso, representantes do Executivo ouviram a comunidade da região para discutir as possibilidades. A reunião aconteceu no Campus da Unisinos.
O secretário de Mobilidade Urbana da Capital, Adão Castro Júnior destacou a importância do apoio da população. “A comunidade aprovou a nossa ideia de fazer essa ciclovia pelo canteiro central, inclusive os ciclistas também entendem. A ideia inicial era fazer rente ao cordão da calçada, na direita, mas com a aprovação da comunidade e dos ciclistas decidimos implantar desta forma”, destacou o titular da pasta.
Com o prolongamento da ciclovia da avenida Nilo Peçanha, com mais mil metros entre a rua Tomaz Gonzaga e a avenida João Wallig, a ciclofaixa da região terá 3,4 quilômetros. De janeiro de 2021 a setembro de 2023, a Prefeitura construiu mais 12,8 quilômetros de ciclovias, que resultaram em 78,78 quilômetros de malha cicloviária para os usuários da mobilidade ativa da Capital.
Adão Castro Júnior explica que a obra deve ser executada no turno da noite e não deve demorar para estar concluída “É uma obra de sinalização, não é uma obra de intervenção física, como foi feito recentemente, isso também foi um apelo dos comerciantes, que já tiveram muitas obras de intervenções naquela região. Ficou acordado que faremos essa sinalização à noite, para que não haja nenhuma interrupção de trânsito, e não atrapalhe nada”, detalhou o secretário.
Dependendo das condições climáticas, a Prefeitura de Porto Alegre planeja terminar a implantação do prolongamento da ciclovia da Nilo Peçanha, até o final do ano.