Anatel poderá antecipar prazo de cobertura do 4G no país

A intenção do governo agora é incentivar as empresas a antecipar as obrigações

Foto: Jefferson Bernardes/PMPA

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e o Ministério das Comunicações poderão incentivar a antecipação das metas de cobertura da internet 4G, de 2028 para 2026. Lançado em agosto pelo governo, o Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) prevê a cobertura 4G em todos os distritos, ou municípios, até 2026, cobertura que era uma obrigação das vencedoras do leilão do 5G, realizado em 2021 e com prazo até 2028.

A intenção do governo agora é incentivar as empresas a antecipar as obrigações. Além disso, há cerca de 1.200 distritos cuja obrigação de cobertura 4G não foi “contratada” no leilão do 5G, porque o lote ao qual foram atribuídos não teve interessados. Isso ocorre quando as empresas entendem que as regiões não são atraentes economicamente.

A Anatel analisa ainda formas de antecipar a cobertura por meio de operadoras locais, concedendo a faixa do 4G em caráter secundário, o que significa que uma operadora local poderia adquirir o direito de uso do espectro por um determinado período, mesmo que essa faixa esteja concedida para outra operadora maior. A ideia, nesse caso, é suprir o sinal enquanto a operadora maior ainda não estiver oferecendo o serviço.