Projeto cultural inicia arrecadação solidária de livros

Parceria entre Nossa Biblioteca, Secretaria de Cultura e editoras visa entregar 6 mil livros

Crédito: Divulgação

No mês de setembro, o Rio Grande do Sul sofreu com o pior desastre natural registrado em sua história. Cidades do Vale do Taquari como Muçum, Roca Sales, Santa Tereza, Estrela e Lajeado foram devastadas, quase mil casas foram atingidas, crianças ficaram sem escola e bibliotecas  tiveram seus livros danificados pela água, perdendo seus acervos. Diante desse cenário, o hub de projetos Nossa Biblioteca, que já entregou mais de 82 mil livros por todo o Brasil, iniciou, neste mês de outubro, uma arrecadação solidária em conjunto com Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e parceria com editoras gaúchas. O objetivo da iniciativa que leva o nome de SOS Bibliotecas Vale do Taquari é entregar 6 mil livros para as instituições mais necessitadas da região.

Segundo Adriane Laste, idealizadora da iniciativa e diretora executiva do hub de projetos Nossa Biblioteca, uma mobilização conjunta é necessária: “É um momento crítico e não podemos esquecer da importância dos materiais escolares que foram perdidos. Os livros despertam a vontade de aprender, que também precisa ser recuperada nesse contexto trágico e traumático para as famílias da região, comenta Adriane. Precisamos do apoio de todos que puderem doar a menor quantia que seja. Cada centavo é um passo dado para investir no futuro da educação gaúcha e ajudar essas crianças que precisam tanto”, desabafa Adriane.

De acordo com Benhur Bortolotto, diretor de livro, leitura e literatura da Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul (SEDAC), a mobilização ganha significado para além da reposição de livros: “Quando o Nossa Biblioteca nos procurou, com essa oferta generosa de adquirir livros, ficou claro que a campanha da SEDAC servirá não apenas para recompor acervos perdidos, mas, também, para registrar que nossa sociedade entende o papel fundamental que a literatura desempenha na construção de um futuro de apreço à dignidade e à inteligência”, comemora Bortolotto.

O SOS Bibliotecas Vale do Taquari vai agir estrategicamente: livros de literatura estrangeira e nacional, incluindo vários escritores gaúchos, serão encaminhados para cada localidade a partir da demanda das escolas afetadas. Na visão de Adriane, “diante da urgência, o planejamento precisa ser estratégico e assertivo”, por isso a parceria com as editoras gaúchas, L&PM Editores, Editora Libretos, Editora Piú, Editora Buqui, e a Editora Projeto é de extrema importância visando adquirir os livros com menor prazo e custo possíveis.

A arrecadação solidária é feita através da plataforma Vakinha. Contribuições de qualquer valor podem ser realizadas no link: https://www.vakinha.com.br/4096266. A meta é alcançar o valor de R$170 mil, possibilitando o envio de 6 mil livros.