Lula conversa com presidente de Israel e apela por corredor humanitário em Gaza

Dois aviões decolaram do Brasil nesta quinta-feira rumo à Itália em uma missão de resgate de brasileiros na zona de guerra

Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira que conversou com o presidente de Israel, Isaac Herzog, e apelou pela criação de um corredor humanitário ligando a Faixa de Gaza ao Egito para o resgate de pessoas que queiram deixar a região. Mais cedo, dois aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) decolaram rumo à Itália, onde devem aguardar autorização para entrar no espaço aéreo egípcio e resgatar brasileiros na zona de guerra.

“Não é possível que os inocentes sejam vítimas da insanidade daqueles que querem a guerra. Transmiti meu apelo por um corredor humanitário para que as pessoas que queiram sair da Faixa de Gaza pelo Egito tenham segurança. E que o Brasil está à disposição para tentar encontrar um caminho para a paz”, afirmou Lula, em uma rede social.

O presidente também expressou solidariedade às vítimas do que chamou de “ataque terrorista” (oficialmente, o Brasil não reconhece o Hamas como um grupo terrorista), mas pediu que Israel faça o possível para que não faltem mantimentos aos hospitais de Gaza. “Reafirmei a condenação brasileira aos ataques terroristas e nossa solidariedade com os familiares das vítimas. Solicitei ao Presidente todas as iniciativas possíveis para que não falte água, luz e remédios em hospitais”, acrescentou.

Até o momento, 22 brasileiros – dez crianças, sete mulheres e cinco homens – pediram a repatriação, segundo a representação diplomática brasileira na Palestina. Parte do grupo está abrigada em uma escola da região enquanto aguarda para voltar para o Brasil.

Ao todo, 494 brasileiros já foram deslocados desde o início da operação, levando em conta os dois voos que já aterrissaram no Brasil e o que está em deslocamento. Essa terceira aeronave KC-390 Millennium, que transporta 69 repatriados, pouse na Base Aérea do Recife, às 7h desta sexta (horário local).

Cinco brasileiros repatriados vão desembarcar em Recife (PE). Após os procedimentos de desembaraço alfandegário, serão direcionados até o Aeroporto Internacional. Já os 64 seguirão para o destino final, a Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos (SP), pousando às 11h50min.