O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, vai comandar a reunião do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) em Nova York, nesta sexta-feira, para tratar da guerra entre Israel e Hamas. O Itamaraty confirmou que o encontro, convocado pelo Brasil, começa a partir das 10h (horário local).
“Na pauta do evento, a situação humanitária na Faixa de Gaza, ameaças à segurança e à paz mundial e desdobramentos do conflito no Oriente Médio”, cita a nota divulgada pelo governo, que ainda lembrou o apelo feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao secretário-geral da ONU, António Guterres, e à comunidade internacional, em defesa das crianças palestinas e israelenses.
Mauro Vieira cumpria agenda de trabalho no Camboja e previa seguir para as Filipinas, compromisso que acabou cancelado em razão da reunião do Conselho de Segurança. Esse vai ser o segundo encontro do grupo em menos de uma semana após a deflagração do conflito entre Hamas e Israel.
O Brasil assumiu a presidência rotativa do Conselho de Segurança da ONU em outubro. Na primeira reunião, um dia após o conflito, o Brasil condenou os ataques contra civis.
*Com informações da Agência Estado (AE)