O avião usado pela Presidência da República decolou de Brasília para Roma, na Itália, nesta quinta-feira, para uma operação de resgate de brasileiros retidos na Faixa de Gaza. A aeronave VC-2, da Força Aérea Brasileira (FAB), comporta 40 passageiros e teve de ser acionada em caráter de urgência. O avião deve aguardar em Roma uma autorização para seguir até o Egito.
Atualmente, Gaza está cercada pelas forças israelenses. No entanto, o Itamaraty negocia com autoridades locais a formação de um corredor humanitário para deslocar brasileiros do local. Até o momento, 22 pessoas pediram a repatriação, segundo a representação diplomática brasileira na Palestina. Parte do grupo está abrigada em uma escola da região enquanto aguarda para voltar ao país.
Os brasileiros abrigados tiveram as casas destruídas, mas não ficaram feridos, informou uma fonte da representação brasileira à reportagem do R7. O mesmo interlocutor afirmou que, embora eles estejam bem de saúde, seguem apreensivos com a situação.
Parte do grupo que mora em Gaza decidiu esperar a evacuação em casa. Há brasileiros em Beit Hanun, Beit Lahia e Khan Younes, além de Gaza. O Itamaraty avisou o Exército israelense sobre o abrigo de cidadãos do país em Gaza, para que não ataque o local.
Embora não estejam na escola, os brasileiros que optaram por aguardar em casa também serão repatriados, conforme o Ministério das Relações Exteriores. O plano é retirar o grupo pela cidade de Rafá, no sul de Gaza, junto à fronteira egípcia. Para executar a ação, porém, o Brasil aguarda a autorização das autoridades do Egito. O pedido, feito há quatro dias, segue sem resposta.
Dois ônibus já foram contratados para transportar os brasileiros das quatro cidades até Rafá. Uma vez na cidade egípcia, eles serão levados, também por via terrestre, ao aeroporto mais próximo — a princípio, o aeroporto de El Arish, distante 53 km da fronteira com Gaza.
Além da autorização do Egito, é necessário que a passagem entre Rafá e o país esteja aberta. O posto fronteiriço sofreu ao menos três bombardeios das forças israelenses.
Mais um voo decola rumo a Israel
No fim da tarde desta quinta, mais uma aeronave KC-30 (Airbus A330 200), empregada na Operação Voltando em Paz, do governo federal, decolou da Base Aérea do Galeão, no Rio.
A aeronave segue para Roma, na Itália, com previsão de pouso às 10h30min desta sexta (horário local). De lá, segue para Tel-Aviv, onde busca mais um grupo de brasileiros que pediram para deixar o território israelense.