O governo do Rio Grande do Sul lançou, nesta terça-feira, 10, o South Summit Brazil (SSB) 2024, durante o RS Day, que ocorreu na sede da American Chamber of Commerce Brasil (Amcham), em São Paulo. A próxima edição do evento global de tecnologia e inovação vai ocorrer em Porto Alegre, de 20 a 22 de março, no Cais Mauá. A edição deste ano consolidou o estado no mapa global da inovação com 22 mil visitantes, mais de 7 mil empresas e 3 mil startups participantes, além de 600 investidores (incluindo 30 fundos internacionais).
Desde janeiro, o evento passou a integrar o Gabinete de Projetos Especiais (GPE), coordenado pelo gabinete do vice-governador. A expectativa é de que Porto Alegre seja a sede do SSB pelos próximos quatro anos. No primeiro painel, o vice-governador Gabriel Souza abordou aspectos da competitividade do Rio Grande do Sul, elencado como o quinto Estado mais competitivo no ranking nacional de 2023 e o segundo mais inovador. Ele falou para um público de autoridades, empresários e executivos gaúchos, paulistas e de outras regiões do Brasil, quando abordou a importância de um evento como o SSB para dar visibilidade ao ecossistema de inovação gaúcho.
“O Rio Grande do Sul tem uma vocação para inovar, e isso deve estar no centro das ações do governo para o desenvolvimento econômico e social do Estado”, afirmou. “O South Summit Brazil coloca o Rio Grande do Sul e a nossa capital no cenário mundial de inovação, que deve ser incentivada visando ao desenvolvimento. Hoje, quase todas as feiras mais tradicionais do Estado contam com uma arena dedicada a esse tema”, lembrou a secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia, Simone Stülp. A secretária destacou também a importância de se fortalecer os ecossistemas de inovação regionais, investindo de acordo com as particularidades de cada região.
“O South Summit Brazil é feito pelo ecossistema para o ecossistema. Vamos para a terceira edição em Porto Alegre com números que muito nos orgulham e engrandecem ainda mais a parceria que temos com o governo gaúcho”, afirmou o presidente do South Summit Brazil, José Renato Hopf.