Uma novidade realizada em 2022 para comemorar o aniversário de 50 anos do Frigorífico Silva, de Santa Maria, deu tão certo que será replicada em 2023. É o Best Beef Day, churrascada a céu aberto que leva no nome a marca de cortes comercializada em nível nacional pela indústria gaúcha nas principais redes de mercados e boutiques do país.
O local escolhido para o evento é o mesmo de 2022: o Espaço Esmeralda, localizado em Santa Maria. Os portões abrem ao meio-dia e as atrações se estendem até às 19h. Serão mais de seis horas de open bar (com soft drinks, espumante e chope) e open food, em uma experiência única em meio à natureza, explica Magnus Costa, responsável pelo Marketing do Frigorífico Silva.
Além de atrações artísticas (duas bandas e DJ) e flash tattoo com Bunker Tattoo, o Best Beef Day contará com 12 estações de carnes das principais linhas do frigorífico Silva, entre elas Black Label, Best Beef Hereford e Best Beef Angus, além de sobremesa, com os sorvetes da Santino Artisan Gelato, que ficarão à disposição do público até às 17h.
No rol de assadores, expoentes do fogo no Brasil, como a Churrasqueira Clarice Chwartzmann, à frente da ação Porto Alegre, Capital Mundial do Churrasco, e o mestre parrillero Antônio Costaguta, o El Topador, embaixador do Frigorífico Silva. Completam o time Marcelo Sartori, Fernando Schimanoski, Marcos Livi, Neto Leal, Anderson Caruso e Vadson Schafer, além de restaurantes parceiros da marca como Parrilla Il Paradiso, La Loka, Marquês e 20 barra 9 com 1835.
“Haverá boi assado inteiro, roda gigante de cordeiro, carne defumada no pit, arroz caldoso, hambúrguer e sobremesas”, elenca Costa. No ano passado, explica ele, 1,3 mil pessoas consumiram 900 quilos de carne, além de mil hambúrgueres. “A expectativa para esse ano é de chegarmos a 1,5 mil pessoas, o limite da capacidade, além de 1,5 toneladas de carne”, completa.
Os ingressos para o evento – que adotará práticas sustentáveis desde a utilização de copos e pratos retornáveis, até medição, em parceria com o SEBRAE e a empresa DB Server, de emissão de carbono – já estão no segundo lote e podem ser adquiridos através do perfil oficial do evento no Instagram. Os valores são de R$ 360 para homens e R$ 230 para mulheres.
SUSTENTABILIDADE
Além de ser uma celebração da carne de qualidade, o Best Beef Day busca promover conhecimento e compromisso da indústria pecuária com a sustentabilidade. Para tanto, na sexta-feira, véspera do evento, uma atividade com vagas limitadas oportunizará aprender sobre práticas sustentáveis na criação de gado, incluindo técnicas de manejo que reduzem o impacto ambiental e promovem o bem-estar animal.
Trata-se do 1º Seminário da Pecuária Sustentável, que será realizado a partir das 18h30mim no espaço Esmeralda. “Hoje, mais do que nunca, é essencial que a indústria pecuária esteja alinhada com os princípios de sustentabilidade”, acrescenta Magnus Costa. “No Best Beef Day, queremos mostrar como é possível produzir carne de alta qualidade de maneira responsável e ambientalmente consciente.”
Na programação, espaço de fala para nomes como Antônio Costaguta, o El Topador, Ana Doralina Menezes, do Programa Carne Angus, Anita Caiano e Felipe Azambuja, do Programa Carne Hereford, e Marcelo Fett Pinto, do Programa Estâncias Gaúchas falando sobre os diferenciais da pecuária sulista. A entrada ocorre mediante a doação de 3 quilos de alimentos não perecíveis.