Ação de Dia das Crianças busca amenizar estresse de famílias com bebês prematuros na capital

UTI Neonatal do Mãe de Deus lançcou exposição de fotos de bebês que superaram fase crítica

Divulgação / Hospital Mãe de Deus

Uma ação batizada de “Pequenos Incríveis” marca, neste ano, o Dia das Crianças na UTI Neonatal do Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre. Pais de bebês prematuros que seguem ou já estiveram internados na ala médica foram convidados a vestirem os filhos com fantasias que remetem ao filme “Os Incríveis”, como forma de mostrar o “super poder” de superação.

As fotos dos participantes passaram a enfeitar o corredor da UTI, que já conta com 30 participações. A iniciativa busca trazer ‘leveza’ a quem circula pela unidade, conforme explica a técnica em enfermagem, Elisandra Goggia.

“A gente sabe que passar por uma unidade neonatal, aliás, uma internação em qualquer unidade hospitalar, não é fácil. E, numa unidade neonatal, é mais delicado ainda. A gente lida com o nascimento de um bebê, com o nascimento de uma família, e por um motivo ou outro, A ou B, esse bebê precisa de uma internação”, salienta.

Elisandra avalia que ações especiais, como a “Pequenos Incríveis”, em Unidades de Tratamento Intensivo atraem maior interação, tanto de funcionários do hospital, quanto das famílias, como forma de aliviar problemas e aflições.

“A gente observa, assim, uma circulação diferente nesse corredor. A gente observa funcionários e familiares observando cada fotinho, lendo, sorrindo… Nós, como funcionários do hospital, nos mobilizamos muito para isto, e relembramos ex-pacientes que estiveram conosco, nas fotinhos, hoje bem, em casa, com as famílias. Essa é a nossa missão”, finaliza.

O quadro de saúde do bebê e a condição de nascimento interferem no tempo de internação. É considerado recém-nascido um bebê até o 28° dia de vida. Nos casos em que a criança nasce com baixo peso, a internação visa acompanhar o crescimento e o “engorde” do bebê.

É considerado prematuro o nascimento antes de 37 semanas, sendo de risco extremo os que ocorrem antes de 28 semanas de gestação. O quadro compromete a formação de órgãos como o pulmão, aumenta a dificuldade de regular a temperatura corporal e o ganho de peso ocorre de forma mais lenta.

No Brasil, cerca de 12% dos bebês nascem prematuros, o que coloca o país na décima posição do ranking mundial de partos do tipo.