Sobe nível do rio Uruguai entre Garruchos e Uruguaiana

Em São Borja, há 49 famílias afetadas pela corrente de água, somando 173 pessoas

Foto: Moacir Tiecher / Defesa Civil de São Borja

Os coordenadores da Defesa Civil de cidades da fronteira Oeste temem que as chuvas anunciadas para esta quarta-feira agravem o quadro climático da região. A partir de Garruchos, o rio Uruguai se eleva, medindo 14,40m. Em São Borja, o nível atinge 11,37m; em Itaqui, 8,73m (superando a cota de inundação de 8,30m), e em Uruguaiana, 8,44m – crescendo nas últimas 36 horas.

Em São Borja, há 49 famílias afetadas pela corrente de água, somando 173 pessoas abrigadas no Ginásio Cleto Dória Azambuja, na Associação do Bairro do Passo e Associação do Porto do Angico. A maior parte dos atingidos está acolhida em casas de amigos e parentes. O Exército Brasileiro presta apoio nas ações de remoção.

Em Itaqui, 69 pessoas permanecem desalojadas e 12 casas volantes foram tracionadas para pontos mais altos da zona ribeirinha, número ainda gerado durante a cheia de setembro. Novas remoções eram previstas ainda para esta terça.

O entorno do prédio da Receita Federal do Brasil está alagado. A Balsa que liga Itaqui e Alvear, na vizinha Argentina, depois de trocar o ponto de embarque e desembarque devido à enchente decidiu suspender a travessia. A estrada vicinal que dá acesso à localidade do Pintado voltou a ser interrompida.

Em Uruguaiana, uma família do bairro Mascarenhas de Moraes, de cinco pessoas, está abrigada no Centro Esportivo Zona Leste. Há a previsão de retirada de mais duas famílias dos bairros Mascarenhas de Moraes e Santo Antônio, no decorrer do dia. Em Barra do Quaraí, o rio Quaraí mede 6,34m, no viés de crescimento.