Israel responde a provocação do Hezbollah e atinge alvos no Líbano

Ofensiva decorre de ataque com mísseis lançados a partir do território libanês horas antes

A Força de Defesa Israelense (IDF) informou nesta terça-feira que atingiu alvos do grupo terrorista Hezbollah no Líbano. A ofensiva responde ao lançamento de mísseis a partir do território libanês, horas antes, segundo comunicado publicado nas redes sociais do órgão.

“A IDF disse que está preparada para todos os cenários e que vai continuar protegendo os residentes do Estado de Israel”, avisa a nota.

O porta-voz da pasta, Daniel Hagari, revelou que foram identificados 15 lançamentos vindos do território do Líbano, dos quais quatro foram interceptados e dez caíram em área aberta.

Nessa segunda-feira, o movimento libanês pró-Irã Hezbollah disse ter bombardeado dois quartéis israelenses, em resposta à morte de três dos membros do grupo em ataques do Exército israelense em uma zona fronteiriça do sul do Líbano.

Fronteira Norte
A possibilidade de envolvimento do grupo libanês Hezbollah na guerra anunciada por Israel contra o grupo terrorista Hamas é, no momento, uma das maiores preocupações entre analistas de segurança.

O Líbano fica na fronteira Norte de Israel — uma escalada nos ataques naquela região pode obrigar as Forças israelenses a ter que lutar em duas frentes, com resultados imprevisíveis.

O fato de os dois grupos terem ligações com o Irã é outro complicador: o governo de Teerã é abertamente contra a existência de Israel e conta com um arsenal de armas nucleares.