Rio será sede do Startup20 Brasil

Encontro reunirá representantes de startups, agentes públicos e setor privado mundiais

Crédito: Freepik

O Rio de Janeiro será sede do principal encontro do Startup20 Brasil, evento sobre tecnologia, inovação e empreendedorismo, em abril de 2024. O evento é promovido pelo grupo oficial de engajamento de Startups no G20, que reúne as 20 maiores economias do mundo. O encontro reunirá representantes de startups, agentes públicos, setor privado e referências de inovação do mundo.

O Startup20 atua como articulador do ecossistema global de tecnologia, com objetivo de levantar as preocupações macroeconômicas aos líderes do G20. A programação contará com painéis sobre inovação e empreendedorismo, e visitas técnicas a hubs de inovação, universidades e centros de pesquisa cariocas.

O Startup20 tem programado a realização de três encontros no Brasil, sendo a primeira nda Amazônia, em fevereiro de 2024. A segunda reunião ocorrerá no Rio, em abril, e a última será em São Paulo, em junho. Conforme o presidente da Invest.Rio, Alexandre Vermeulen, a presença da Startup20 no Rio de Janeiro é um catalisador para o mercado de inovação. O G20 Brasil 2024 será o principal fórum de cooperação econômica internacional, composto por 19 países e a União Europeia, que representam cerca de 85% do PIB global.

Para preparar a cidade para o encontro dos líderes e chefes de estado do G20, que será nos dias 18 e 19 de novembro de 2024, a Prefeitura do Rio criou o Comitê Municipal de Municipal de Organização do G20, órgão de coordenação ligado diretamente ao gabinete do prefeito. O Comitê Rio G20 é responsável por coordenar as atividades municipais e eventos relacionados à presidência do Brasil do G20 – a partir de 1º de dezembro de 2023 – e à reunião de cúpula do grupo econômico.