Para deixar Israel, 1,7 mil brasileiros já procuraram ajuda da embaixada

Seis aviões serão usados na repatriação

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

Pelo menos 1,7 mil brasileiros já procuraram a embaixada do Brasil em Tel Aviv em busca de ajuda para deixar Israel. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores informou nesta segunda-feira, em Brasília, a maioria dos candidatos à repatriação é formada por turistas que viajaram para visitar Tel Aviv e Jerusalém. No último sábado, o grupo Hamas, que governa a Faixa de Gaza, deflagrou um ataque contra o território israelense. Depois do ataque, seguiu-se uma forte reação militar israelense, que passou a bombardear a Faixa de Gaza.

Em nota divulgada no início da tarde de hoje, o Itamaraty informou que as autoridades israelenses já autorizaram a entrada no país dos aviões que o governo brasileiro mobilizou para resgatar os brasileiros que precisarem de ajuda para deixar Israel.

A primeira das seis aeronaves que serão empregadas na operação de repatriação dos brasileiros chegou nessa manhã a Roma, na Itália, onde aguarda autorização para ingressar em território israelense. Um segundo avião – do mesmo modelo do primeiro (um KC-30 com capacidade para 230 passageiros) – partiu da Base Aérea de Brasília nesta tarde, com destino a Tel Aviv.

Prioridade
Os brasileiros candidatos à repatriação serão distribuídos por grupos, em voos que acontecerão em datas a definir. Inicialmente, o Itamaraty vai priorizar o traslado dos residentes no Brasil ainda sem passagem aérea para regressar ao país.

O Itamaraty estima que cerca de 14 mil brasileiros vivem em Israel e outros seis mil na Palestina.

Diante da reação israelense ao ataque do Hamas, o governo brasileiro desaconselha deslocamentos não essenciais para a região. Em nota, o Itamaraty recomendou que todos os brasileiros que tiverem condições tentem deixar Israel e Gaza.

Contatos
A Embaixada do Brasil em Tel Aviv publicou, no site da entidade, um formulário para inscrição de interessados nos eventuais voos de repatriação.

Os plantões consulares da Embaixada em Tel Aviv (+972 (54) 803 5858) e do Escritório de Representação em Ramala (+972 (59) 205 5510), com Whatsapp, permanecem em funcionamento para atender brasileiros em situação de emergência. O plantão consular geral do Itamaraty também pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 98260-0610.

O Escritório de Representação em Ramala, na Cisjordânia, segue em contato com os brasileiros na Faixa de Gaza e, tendo em conta a deterioração das condições securitárias na área, está implementando plano de evacuação desses brasileiros da região, em coordenação com a Embaixada do Brasil no Cairo.