Campos Neto aponta novo recorde de transações diárias do Pix

Conforme o presidente do Banco Central foram 168 milhões de operações

Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil

A ferramenta de pagamentos instantâneos Pix bateu o recorde de 168 milhões de transações em um único dia. A informação foi dada pelo presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, nesta segunda-feira, 9, durante o XXXIII Encontro de Lisboa entre os bancos centrais dos países de língua portuguesa. “O Pix teve uma adesão muito mais rápida do que a gente imaginava”, disse ele. Segundo o dirigente, o Pix tem uma barreira de entrada baixa, porque qualquer instituição financeira pode oferecê-lo e é igual para todos. “Ele gera competição”, observou.

O presidente do BC brasileiro voltou a dizer que, ao contrário do que se imaginava, os bancos não perderiam em dinheiro com o Pix. Poderiam ter redução de receita em um primeiro momento, à medida que deixavam de cobrar por transferência, mas como a ferramenta aumenta a bancarização e gera novos negócios, também proporciona mais ganhos. “Tivemos 9 milhões de novas contas”, disse.

Ao fim de agosto, o Pix bateu a marca recorde de mais de 650 milhões de chaves. Em termos de usuários, são mais de 153 milhões. Já a quantidade de transações atingiu R$ 3,7 bilhões em agosto, também recorde, considerando o histórico mensal da ferramenta.