Tecnologia 5G ainda é pouco conhecida dos empresarios, diz pesquisa

Conforme a CNI, quase metade (47%) dos empresários da indústria diz conhecer pouco ou nada da tecnologia

Crédito: Divulgação/CNI

Quase metade (47%) dos empresários da indústria ainda diz conhecer pouco ou nada da capacidade do 5G, enquanto entre as companhias que dizem não ter conhecimento algum, 79% não discutem o tema internamente. É o que revela uma pesquisa inédita realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada nesta sexta-feira, 6, ao destacar que adotar a tecnologia 5G é algo considerado importante ou muito importante para 61% dos empresários industriais. Foram ouvidos 1.002 executivos da área de tecnologia de indústrias de pequeno, médio e grande portes, de todas as regiões do país, do dia 8 ao dia 20 de março.

O levantamento revela que 6 em cada 10 dos que ainda não possuem rede de 5G instalada, dizem prever investimentos na tecnologia nos próximos 12 meses, e 14% não acreditam que a empresa irá aportar recursos em uma rede. Os dados também apontam que 54% das empresas não discutem a instalação da rede e apontam que os principais problemas são a falta de infraestrutura na região onde atuam e o alto valor para implementar a tecnologia.

A falta de discussão sobre a adoção de uma rede 5G é maior entre as pequenas indústrias (55%). Em apenas 9% do total da amostra há um plano formal de implementação da tecnologia, sendo que em 7%, esse planejamento ainda não foi colocado em prática. Entre os empresários consultados que dizem considerar a tecnologia relevante, 35% não contam com um plano formal de implementação do 5G, enquanto 14% já têm um plano construído e apenas 8% já têm uma rede instalada.