Líder do crime organizado procurado pela Interpol é preso pelo Denarc em Novo Hamburgo

Rodrigo Afonso Bandeira dos Santos, o 'Rodrigo das Correntes', é investigado por traficar drogas do Paraguai para o Brasil

Foto: Polícia Civil / Reprodução

O Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) capturou, nesta quinta-feira, um foragido da Justiça, no bairro Canudos, em Novo Hamburgo, no Vale do Sinos. Segundo a corporação, o homem de 40 anos é uma liderança do crime organizado, investigado por traficar drogas do Paraguai para o Brasil.

O criminoso era procurado desde meados de 2022, quando fugiu após receber autorização judicial para cumprir pena em regime domiciliar. Para receber o benefício, o preso alegou a necessidade de fazer uma cirurgia. Após o procedimento, no entanto, ele fugiu e teve o nome incluído na lista vermelha da Interpol.

Conforme o delegado Guilherme Dill, titular da 1ª Delegacia de Investigação do Narcotráfico, foram oito meses de buscas até a descoberta do paradeiro do foragido. O delegado relata também que o foragido utilizou documentos falsos e colocou registros de luz e água em nome de laranjas, além de não permanecer em um mesmo local por mais de dois meses.

“Quando foi abordado, ele apresentou documentos falsos porém, já cientes dessa prática, os policiais deram voz de prisão. Na residência dele, também foram encontradas porções de drogas, uma arma de fogo e munições”, destacou o policial.

Ainda segundo Dill, o preso era responsável pela importação de maconha do Paraguai e tinha vínculos com facções criminosas de outros estados. “Foi quase um ano de perseguição e hoje logramos êxito na captura desse traficante internacional de drogas”, afirmou.

Quem é o preso

De acordo com a apuração do Correio do Povo, o foragido recapturado é Rodrigo Afonso Bandeira dos Santos, apontado como liderança de uma facção com base no Vale do Sinos. Conhecido como ‘Rodrigo das Correntes’ ou ‘Debi’, ele acumula antecedentes por crimes como tráfico, homicídio, porte ilegal de arma de fogo.

O traficante já chegou a ser considerado o principal distribuidor de drogas em Eldorado do Sul, na região Metropolitana. De acordo com a Polícia, ele também é dono de casas de prostituição, em Porto Alegre.

Em 2020, as investigações identificaram que Rodrigo, então preso na Cadeia Pública de Porto Alegre, era líder de um esquema de distribuição de crack e cocaína para todo o Rio Grande do Sul. Após ter sido recapturado, nessa manhã, ele vai ser transferido à Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc).