Empresas gaúchas recebem o Selo + Energia Sustentável

Iniciativa do Banrisul, em parceria com UFRGS, Sebrae-RS e Senai-RS, contemplou negócios do setor fotovoltaico de todas as regiões do Estado

O Selo + Energia Sustentável, iniciativa do Banrisul em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-RS) voltada à capacitação e ao reconhecimento de negócios pertencentes ao setor fotovoltaico, certificou 23 empresas gaúchas. A solenidade de certificação ocorreu na noite desta quinta-feira, 5, no Centro Cultural da UFRGS, em Porto Alegre.

O programa iniciou em setembro de 2022 e seguiu uma metodologia que contempla cinco dimensões: inovação, gestão de energia, desenvolvimento sustentável, promoção da cadeia produtiva e qualificação. As empresas foram avaliadas dentro de critérios específicos, com respaldo acadêmico e científico da UFRGS. Neste ano, o Banrisul subsidiou workshops e consultorias em gestão, lideradas pelo Sebrae-RS; sendo que ainda estão sendo ministradas as capacitações para instaladores e projetistas, oferecidas pelo Senai-RS.

Para o vice-presidente do Banrisul, Irany Sant’Anna Junior, a certificação incentiva a adoção e o compartilhamento de boas práticas entre empreendedores do Rio Grande do Sul. “Enquanto instituição financeira, buscamos um futuro mais sustentável e economicamente viável. O selo permite que as empresas qualifiquem sua performance e contribua no reconhecimento do esforço dos gestores que estão comprometidos com essa temática. É uma iniciativa que beneficia desde clientes, até concessionárias, agentes financeiros e outras empresas da cadeia de energia”, salienta.

O gerente da Unidade de Produtos de Desenvolvimento e Microcrédito do Banrisul, Tiago Fernandes, explica que, além dos impactos positivos no campo ESG, o selo também contribui para o desenvolvimento econômico. “Chama a atenção o fato de que há empresas certificadas em todas as regiões do Rio Grande do Sul, o que demonstra a nossa capilaridade. O selo está sendo concedido em quatro categorias: ouro, prata, bronze e em desenvolvimento”, detalha.

Empresas certificadas e o selo concedido:

Selo Ouro
SolarCell (Cruz Alta)
YES Energia Solar (Porto Alegre)

Selo Prata
A3E (Passo Fundo)
Blaskowatt (Uruguaiana)
Geração Própria (Estrela)
Rede Brasil Solar (Rio Grande)
Solar SM (Santa Maria)
TS Energy (Sapiranga)

Selo Bronze
6k Energias Renováveis (Porto Alegre)
Energias da Natureza (Ivoti)
Getec (Garibaldi)
Ômega Projetos (São Leopoldo)
Sustentável & CIA (Arroio dos Ratos)
Vanelli (Flores da Cunha)

Em Desenvolvimento
AJR (Júlio de Castilhos)
América do Sul (São Leopoldo)
C3 (Gravataí)
Eco System (Rosário do Sul)
Elecsul (São Lourenço do Sul)
Sohlen (Portão)SolarBios (Passo Fundo)
Yang (Marau)
Zappas (Progresso)