Desde 1889, o restaurante Gambrinus tem sido uma testemunha viva das transformações que moldaram a capital gaúcha ao longo das décadas. O que começou como um ponto de encontro para uma confraria de alemães, rapidamente conquistou o coração dos porto-alegrenses e está completando mais um ano de história nesta quinta-feira, 5.
Nas décadas de 1930, o restaurante esteve sob a gestão dos irmãos Finato. Em 1964, a história do Gambrinus tomou um novo rumo quando Antônio Dias de Melo assumiu a administração. Anos depois, seu irmão, João Dias de Melo, tornou-se parte da sociedade e, hoje, a tradição é mantida pelos filhos deles, que continuam a preservar a essência do local.
O atual proprietário, João Melo, compartilhou suas palavras sobre este marco. “É uma honra continuar o legado do Gambrinus que minha família administra com tanto carinho há quase seis décadas. Este restaurante é mais do que um negócio para nós; é parte de nossa história e de Porto Alegre. Estamos emocionados por celebrar 134 anos de tradição e estamos ansiosos para criar muitas mais memórias especiais com nossos clientes”, diz Melo.
Reconhecido por seu icônico bolinho de bacalhau, cuja receita única perdura desde os tempos em que os portugueses assumiram o estabelecimento, o restaurante oferece um cardápio diversificado que abrange peixes, carnes e pratos típicos da região.