Pesquisa destaca áreas de alta em vendas online

Setores de wellness, moda, acessórios e saúde e beleza estão entre os que mais crescem

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O comércio online apresentou uma aceleração significativa com a transformação digital das empresas e do comportamento do consumidor, por conta da pandemia. Agora, tenta equilibrar a balança comercial, driblando as altas taxas de juros e inflação no país, tanto no varejo, como no mercado de e-commerce. Apesar do cenário desafiador, é possível crescer, conforme indica pesquisa recente entre clientes da wap.store, empresa de soluções tecnológicas com sede em Birigui (SP) e filial em Canoas (RS).

O segmento apresentou declínio 4,5% no primeiro semestre de 2023, em comparação ao mesmo período de 2022, o que representa uma queda de 2,32 bilhões de acessos no tráfego, segundo dados do Índice Omie de Desempenho Econômico (IODE-PMEs). Em contrapartida, um levantamento realizado pela wap.store, aponta que os clientes da plataforma tiveram crescimento de 63,7% em acessos no primeiro semestre de 2023, em comparação com o ano de 2022.

A pesquisa, realizada com clientes das regiões sul, sudeste e norte do Brasil,  revela que se tratando de Gross Merchandise Value (GMV – valor bruto de mercadoria/valor de receita gerada em vendas), houve um aumento de 35,4% neste mesmo período.

No ranking dos clientes da wap.store é possível destacar números significativos em GMV e no ticket médio (TM):

– Wellness (bem-estar), com o crescimento notável, com 97,5% no GMV e aumento de 6,8% no TM;
– Moda, com crescimento de 49% no GMV, e queda de 9% no TM;
– Acessórios, aumento de 21,1% no GMV e diminuição de 1,5% no TM;
– Beleza e Saúde, aumento de 29,4% no GMV, porém, declínio de 46,4% no TM.
– Decoração, crescimento de 26,9% no GMV, diminuiu em 33,2% em TM
– Eletro, aumento de 25,0% no GMV e uma redução de 11,1% no TM.
– Agronegócio, crescimento de 17,6% no GMV, e queda de 43,7% no TM.

Em média, todos os segmentos combinados tiveram um crescimento de 30,3% no Gross Merchandise Value (GMV), apesar da redução de 18,2% no tíquete médio. Os resultados mencionados no período acima mostram que o e-commerce representa agora mais de 10% de todo o varejo nacional, evidenciando a evolução contínua desse segmento no Brasil. O segundo semestre de 2023 será crucial para o sucesso desse setor, com datas como Black Friday e Natal, que impulsionam as vendas, ocorrem nesse período.

“Se preparar e acompanhar as tendências do mercado é essencial para uma estratégia eficaz, visando alcançar um público mais específico e aumentar as chances de sucesso no ambiente digital”, destaca o CEO da wap.store, Edmilson Maleski.